Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

É na simplicidade que encontramos as melhores coisas da vida.


08
Mar15

Biryani de Frango e Camarão

por Cozinha com a Ju

Todos sabem da paixão que eu tenho por sabores indianos, muito graças à minha madrinha que tinha raízes indianas e que fazia o melhor caril que alguma vez comi, entre outros pratos que inundavam a casa com aromas inebriantes.

 

Este prato é uma explosão de sabores, feita de uma forma mais saudável que a receita original, mas que deliciosa e podemos comer sem remorsos ;) e lembrem-se por terras indianas a gordura utililizada é manteiga clarificada, podem encontrá-la facilmente nos supermercados ou fazê-la em casa. Em alternativa utilizem manteiga normal ou margarina.

 

biriani.jpg

 

 

Ingredientes para 4 pessoas

 

200 gr de arroz

5 dentes de alho, 3 esmagados

1 pau de canela

1 folha de louro

1 cebola pequena picada

1 colher de sopa de limão

1 colher de chá de raiz de gengibre ralada

½ colher de chá de coentros em grão

1 vagem de cardamomo

1 colher de café de pimenta preta

1 cravinho

1 iogurte natural

2 peitos de frango grandinhos

200 gr de camarão descascado

2 colheres de sopa de manteiga clarificada ou margarina

Sal q.b.

Salsa picada q.b

 

Preparação

 

Coloquem um tacho ao lume com bastante água com uma pitada de sal, juntem o louro, os alhos inteiros e o pau de canela, quando começar a ferver adicionem o arroz e deixem cozer cerca de 12 minutos. Retirem o pau de canela, o alho e a folha de louro e passem o arroz por água fria, escorram e reservem.

 

Misturem a cebola, os alhos esmagados, o sumo do limão, o gengibre, os coentros, a pimenta preta, o cravinho, o cardamomo e o iogurte, misturem muito bem. Cortem os peitos de frango em cubos e adicionem ao preparado anterior. Deixem marinar por meia hora.

 

Aqueçam uma frigideira com a manteiga clarificada e salteiem os camarões 2-3 minutos, dependendo do tamanho dos camarões, retirem e reservam. Na mesma frigideira adicionem o frango, com o cuidado de retirar a vagem de cardamomo e o cravinho, temperem com um pouco de sal e deixem cozinhar por 5 minutos tapado e em lume brando. Adicionem os camarões e deixem cozinhar por mais 2 minutos. Retifiquem os temperos pode ser necessário adicionar mais umas gotas de sumo de limão ou sal.

 

Num tacho adicionem o preparado anterior e cubram-no com o arroz, levem a lume brando e envolvam tudo com cuidado e com um garfo para deixar o arroz soltinho, deixem cozinhar 2-3 minutos e sirvam de imediato salpicado pela salsa.

 

Nota: Eu não adicionem nem a amêndoa nem as sultanas, porque cá em casa os miúdos não apreciam, se quiserem procedam do seguinte modo, coloquem as sultanas cobertas com água fria e levem a ferver 1 minutos, escorram-nas bem. Aqueçam uma frigideira e adicionem amêndoas deixam que elas tomem uma cor dourada, mas com cuidado para não queimarem, adicionem as sultanas e untem tudo ao arroz antes de servir.

 

 Experimentem…

Autoria e outros dados (tags, etc)


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Quem sou

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog