Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

É na simplicidade que encontramos as melhores coisas da vida.


Eu adoro este tipo de receitas, poucos ingredientes, fáceis de preparar e simplesmente deliciosas

 

bacalhaumigas.jpg

 

 

Ingredientes 4 pessoas

 

4 lombos de bacalhau

700 gr de batatas

1 molhos de grelos de couve

4 dentes de alho

1 ramo de tomilho

2 folhas de louro

50 gr de toucinho

Sal e azeite Biológico Quinta da Sequeira q.b.

 

Preparação

 

Num tacho coloquem os lombos, os alhos descascados e esmagados, o tomilho e o louro, reguem com azeite até 3/4 do bacalhau ficar submerso. Levem a lume brando e deixem apenas fervilhar o azeite ligeiramente. O bacalhau estará cozido quando espetarem um palito e ele sair facilmente, cerca de 15-20 minutos, dependendo do tamanho das postas.

 

Lavem bem as batatas e cozam-nas, com pele, em água temperada com sal. Depois de cozidas, escorram-nas deitem-nas numa travessa e esmaguem-nas com garfo, depois passem-nas por um passador de rede.

 

Retirem os caules mais grossos aos grelos, levem uma panela com água ao lume temperada com sal e quando começar a ferver adicionem os grelos, deixem-nos cozer por cerca de 5 minutos, retirem-nos e passem-nos por água fria. Cortem-nos em juliana com 1 cm.

 

Coloquem uma quantidade generosa de azeite onde cozeram o bacalhau juntamente com o toucinho numa frigideira, deixem alourar o toucinho, retirem-no e adicionem os grelos e de seguida as batatas, envolvam tudo muito bem e vão abanando a frigideira para que as migas se comecem a formar, se conseguirem virá-las sem utilizar uma espátula é melhor, deixem que cozinhe um pouco de ambos os lados.

 

Depois de feitas deslizem-nas para um prato de servir, lasquem o bacalhau coloquem o toucinho cortado em tiras finas e reguem com mais um pouco de azeite.

 

Experimentem…

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Imagem de perfil

De Cozinha com a Ju a 30.04.2015 às 23:24

Obrigada Susana, sempre uma querida.

É verdade a nossa gastronomia tem receitas fantásticas e muitas delas tão ou mais simples que esta.

Beijinho grande

Comentar post



Quem sou

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog