Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

É na simplicidade que encontramos as melhores coisas da vida.


18
Mar14

Bola de Enchidos

por Cozinha com a Ju

A Páscoa aproxima-se e por terras da Beira Alta, de onde era o meu pai, esta é uma de muitas iguarias que se colocam na mesa. Uma bola rica de enchidos feitos pelas mãos da minha avó e tia, ai saudades do tempo em que os tinha a todos e em que todos juntos nos deliciávamos com tão boa comida... Esta bola, feita por mim, tenta recriar esses sabores de infância, para que os meus filhos possam também conhecer o quão rica é a cozinha tradicional portuguesa.

 

Ingredientes para uma bola média

 

 

 

500 gr de farinha sem fermento

300 ml de azeite

100 gr de banha de porco

4 Ovos L

100ml de água morna

2 Saquetas de levedura seca, ou 25 gr de fermento fresco de padeiro

1 Colher de sobremesa, mal cheia de sal

Enchidos variados, presunto, chouriço, paio etc… eu usei da Porminho

2 Colheres de sopa de vinho branco

 

Preparação

 

Coloca-se numa panela os enchidos, cortados em pedaços pequenos, e levam-se ao lume para libertarem a gordura e cozinharem um pouco, cerca de 10 minutos em lume médio. Antes de desligar aumenta-se o lume e adiciona-se o vinho, isto vai ajudar a libertar o que possa ter ficado no fundo da panela, deixar evaporar o álcool, desligar e deixar arrefecer.

 

Se usarmos fermento fresco temos que o desfazer primeiro num pouco de água só quebrada do frio e acrescentar cerca de 3 colheres de sopa de farinha, tapar e deixar repousar cerca de 15 minutos. Seguir o resto da receita omitindo a parte da levedura e substituir pelo preparado de fermento.

 

Colocar a farinha numa taça, adicionar o sal e mexer para distribuir o sal pela farinha. Abrir uma cova na farinha, adicionar a levedura que deve ser dissolvida na água e bater em velocidade baixa, na batedeira usar o gancho da massa, mas também pode ser batida à mão. Adicionar os ovos um a um batendo bem entre cada adição. Adicionar as gorduras que devem estar líquidas, mas à temperatura ambiente, e bater a velocidade média até obter uma massa lisa e que comece a fazer “bolhas”.

 

Polvilhar com farinha tapar e colocar num local isento de correntes de ar e quente durante 30m para levedar. Eu uso o forno do fogão apenas com a luz acesa.

 

Passado este tempo untar uma forma 40x40 com azeite e polvilhar com farinha. Retirar a massa e dividi-la em duas partes iguais, colocar uma das partes na forma e espalhar bem, adicionar os enchidos e cobrir com a outra metade da massa. Colocar a levedar até a massa chegar ao bordo da forma, cerca de 1h, mas pode ser mais.

 

Levar a forno pré-aquecido a 200 graus, e deixar cozer por cerca de 25 minutos, fazer o teste do palito.

 

Experimentem…

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Quem sou

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog