Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

É na simplicidade que encontramos as melhores coisas da vida.


26
Jan14

Brioche

por Cozinha com a Ju

Ingredientes – todos eles devem estar à temperatura ambiente

 

500 gr de farinha sem fermento

15 gr de levedura fresca

1 Colher de chá cheia de sal4 Ovos

75 gr de açúcar

75 ml de leite

150 gr de manteiga sem sal à temperatura ambiente

 

1 Gema de ovo diluída em 1 colher de sopa de leite para pincelar

 

Preparação

 

Para esta receita aconselho que usei uma batedeira com taça e que possa ficar a trabalhar sozinha. E caso a taça seja pequena, na atura em que tem de ir para o frigorífico, transfiram a massa para uma taça maior.

 

Comecei por preparar o fermento, retirem 2 colheres de sopa de leite à medida inicial amornem um pouco juntem a levedura fresca, diluam bem, retirem cerca de 3 colheres de sopa de farinha à medida inicial, adicionem ao preparado anterior, mexam bem, cubram com pelicula aderente e deixem repousar cerca 15 a 30 minutos, até dobrar de volume. Para mim o melhor sítio cá em casa, é acender a luz (só a luz) e colocar lá dentro o que se quiser levedar.

 

Quando o fermento dobrar de volume está na altura de preparar a nossa massa. Coloquem a farinha, o açúcar e o sal na taça da batedeira, que deve ter o gancho de massas colocado, façam uma covinha e adicionem os ovos (batam-nos primeiro com um garfo para juntar as gemas às claras), o leite e o fermento que estiveram a preparar. Batam à velocidade 2 pelo menos 10 minutos.

 

Depois de bem envolvidos todos os ingredientes, juntem a manteiga, que deve estar cortada em pedaços pequenos, e batam à velocidade 2 cerca de 5 minutos e mudem para a velocidade 3, deixem bater até a massa começar a descolar das paredes da taça, cerca de 15 minutos.

 

Coloquem a taça, coberta com pelicula aderente, no mesmo sítio que colocaram o fermento para levedar, e deixem ficar cerca de 1h30 m. Passado este tempo, retirem, mexam a massa com as mãos para lhe retirar o ar, levantei a massa no ar e deixem-na cair na taça, e a melhor forma.

 

Cubram novamente com película aderente e deixem no frigorífico por 6 horas no mínimo, a massa vai crescer lentamente.

Tirem a massa do frio, mexam-na novamente para tirar o ar, untem muito bem uma forma com manteiga, passem-na por farinha e adicionem a massa do brioche. Coloquem-na num sítio sem correntes de ar de deixem que cresça até ao bordo da forma, pincelem com a gema de ovo e coloquem no forno pré-aquecido a 180 graus durante 30 minutos, verifiquem com um palito.

 

Podem frazer brioches mais pequeninos e adicionar pepitas de chocolate, a vossa imaginação é que manda

 

Experimentem… 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Quem sou

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog