Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
É na simplicidade que encontramos as melhores coisas da vida.
Docinho fundamental na minha mesa de Natal e ultimamente tenho notado que as pastelarias ou usam preparados pré-confeccionados ou então andam a alterar a receita (a amêndoa fica cara e é essa a diferença que noto), eu moro em Loures e só em Odivelas numa padaria de bairro é que consigo encontrar broas como eu gosto.
Por isso mãos à massa e fazem-se broas que são tão boas....
Ingredientes para cerca de 40 broinhas
600 gr de batata-doce
200 gr de amêndoa moída
1 colher de chá de raspa de limão
1 colher de chá de canela em pó
4 gemas de ovo + 4 gemas para pincelarem
400 gr de açúcar
150 gr de farinha de milho
100 gr de farinha de trigo sem fermento
150 ml de água
Sal q.b.
Preparação
Lavem as batatas, cortem-nas ao meio no sentido do comprimento, salpiquem-nas com sal. Coloquem-nas num tabuleiro forrado com papel vegetal e levem-nas ao forno pré aquecido a 200 graus a assar cerca de 30 minutos, mas vão verificando porque dependendo do tipo de batata pode ser mais ou menos tempo.
Retirem a pele das batatas e esmaguem-nas num passador de rede, para que todos os fios e partes mais rijas não passem, assim vão ficar com um puré cremoso e sem “grunhos”.
Num tacho coloquem a água e o açúcar, assim que começar a ferver contem 3-4 minutos e desliguem.
Numa caçarola juntem a amêndoa ralada, o limão, o puré da batata, a canela e misturem bem, adicionem a água açucarada que prepararam anteriormente e mexam, com uma colher de pau, para que tudo fique bem envolvido, adicionem as farinhas mexam bem e adicionem as gemas levemente batidas, envolvam tudo e levem ao frio por 12 horas.
Forrem um tabuleiro com papel vegetal e com a ajuda de uma colher de sobremesa mondem as broas. Pincelem-nas 2 vezes com as gemas e levem ao forno apenas com o grill ligado até ficarem tostadas por cima.
Nota:
Eu compro sempre amêndoa inteira com pele, fica muito mais barato e o sabor da amêndoa acabada de moer é muito melhor, para isso basta escaldar a amêndoa em água a ferver, retirar a casca e na 1,2,3 picá-las. Não é só uma forma de poupar dinheiro mas também de obter o melhor sabor dos alimentos.
Experimentem…