Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
É na simplicidade que encontramos as melhores coisas da vida.
Desde pequena que os sabores Indianos fazem parte da minha vida, a minha madrinha tem raízes indianas e até aos 12 anos vivi lado a lado com ela, os cheiros vindos da cozinha eram mágicos, até a sopa tinha um sabor diferente. O que me levava muitas vezes a bater à porta, como quem não quer nada, sempre por volta da hora do jantar.
Lembro-me dela a escolher o arroz em cima da mesa, sem perceber muito bem porquê, ou a torrar amêndoas para colocar num bolo que ela fazia pelo natal que é simplesmente divino, a plantar coisas estranhas na varanda que depois usava na cozinha. Em fim foi muito graças a ela que o meu palato foi educado para saber apreciar a cozinha oriental.
O Caril dela é como mergulhar no paraíso culinário, não tenho nem quero ter pretensões de a igualar, mas este também vos irá deliciar...
Nota: não se deve usar azeite no caril, a gordura utilizada na India é a manteiga clarificada, mas podem substituir por óleo de amendoim, de girassol ou de milho
Ingredientes para 4 pessoas
800 gr de camarão descascado
2 Chalotas bem picadinhas
1 Dente de alho picadinho
Meia malagueta vermelha picadinha
2 Colheres de sopa de óleo de amendoim
1 Colher de chá Mistura de caril, eu tenho uma que comprei no Aldi que adoro tem, entre outras coisas, funcho, gengibre, cominhos, canela etc… é opcional mas fica excelente.
1 Colher de sopa de caril em pó.
1 Colher de café de açafrão das Índias (curcuma)
Sumo de 1 lima – poderá ter de se usar um pouco mais
1 Ramo de coentros
Meia lata de leite de coco
Sal q.b.
Arroz branco para acompanhar
Preparação
Colocamos o óleo de amendoim numa frigideira e quando estiver quente salteamos os camarões que se temperam com um pouco de sal.
Retiram-se os camarões para um prato e adiciona-se as chalotas, o dente de alho e a malagueta à frigideira onde se saltearam os camarões e deixa-se refogar um pouco.
Mistura-se o caril e o açafrão no leite de coco e adiciona-se ao refogado, tempera-se com sal e com a mistura do caril, e deixa-se cozinhar 2-3 minutos sem levantar fervura, adicionam-se os camarões e deixa-se cozinhar mais 1 minutos, adiciona-se o sumo de lima, aqui convém provar eu gosto do sabor ácido da lima por isso por vezes coloco mais um pouco.
Serve-se de imediato polvilhado com coentros picadinhos e arroz banco.
Eu cozo o arroz em água temperada com sal e 2-3 cravinhos e 1 folha de louro.
Experimentem…