Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

É na simplicidade que encontramos as melhores coisas da vida.


25
Jan14

Empada de Frango

por Cozinha com a Ju

Tinha visto o Gary's do Masterchef Australiano preparar esta massa de empadas, e pelo aspecto tinha mesmo que experimentar, mas agora não é só pelo aspecto, mas também pelo sabor.

 

A massa é deliciosa, e o melhor super fácil de fazer eu apenas retirei um pouco de manteiga e adicionem um pouco mais de sour cream.

 

Ingredientes

 

Massa

 

250 gr de farinha sem fermento

150 gr de manteiga fria sem sal cortada em pequenos pedaços

1 Embalagem de sour cream (natas azedas)

Sal q.b.

 

Recheio

 

5 Pernas e coxas de frango desossadas

1 Cebola média picadinha

2 Dentes de alho picadinho

2 Chávenas de cenoura cortada em cubos

1 Colher de café de pimenta de cayenne

½ Colher de chá de pimenta preta

2 Folhas de louro

2 Colheres de sopa de polpa de tomate

4 Colheres de sopa de azeite

1 Raminho de salso picado

1 Copo pequeno de vinho branco

Água q.b.

Sal q.b.

 

1 Gema de ovo batida com uma colher de sopa de água para pincelar a massa.

 

Preparação

 

Massa

 

Na batedeira colocar o gancho para massas, adicionar a farinha, o sal e a manteiga, bater até obtermos um preparado “tipo migalhas de pão”, adicionar o sour cream e bater até obtermos uma massa lisa.

 

Retirar da batedeira, envolver em pelicula aderente e deixar repousar no frigorífico no mínimo 20 minutos.

 

Recheio

 

Colocar a cebola com o azeite numa panela e deixar refogar um pouco, adicionar o alho, o louro, a cenoura. Adicionar o frango e deixar cozinhar um pouco em lume brando (5 minutos), tendo o cuidado de verificar que a cebola ou os outros ingredientes não queimam, caso isso comece a verificar-se adicionar um pouco de água.

 

Temperar agora com a pimenta preta, a pimenta de cayenne, o sal, a polpa de tomate, adicionar água quente até cobrir o frango de deixar cozinhar, tapado, em lume brando cerca de 30 minutos. Ao fim deste tempo retirar a tampa, adicionar o vinho branco, a salsa e deixar cozinhar em lume forte até reduzir parte da água.

 

Nesta altura o frango deve estar tão tenro que se desfaz facilmente com uma colher, desfaçam então o frango em pedaços grandinhos e retirem as folhas de louro.

 

Montagem

 

Ligar o forno a 200 graus.

 

Retirem a massa do frio, retirem a pelicula e dividam em duas partes, uma maior e outra menor. Salpiquem uma bancada com farinha e com a ajuda do rolo estendam a massa em círculo (procedam da mesma forma para os dois pedaços de massa).

 

Untem uma forma redonda, convém que seja com aro de abertura, com manteiga e adicionem o círculo maior por forma a forrar o fundo e as paredes da forma. Adicionem o recheio, molhem o bordo da massa que vai servir de tampa com água (molhar o bordo que vai estar em contacto com a massa que está com o recheio, isto vai permitir a colagem entre as duas massas) e tapem o recheio com ela, façam umas dobras com as duas massas, pincelem com gema de ovo, previamente batida com 1 colher de sopa de água, façam uns cortes na massa para o vapor sair, e vai ao forno cerca de 30 minutos, ou até ficar douradinha.

 

Experimentem… 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Imagem de perfil

De Bom Garfo a 30.01.2014 às 00:50

Hum! Tem óptimo aspecto! Por acaso, há uns tempos que tenho a ideia de experimentar fazer uma empada:) Parabéns pelo blog, gostei.
Imagem de perfil

De Cozinha com a Ju a 30.01.2014 às 10:06

Esta é facil de fazer, e o recheio pode ser qualquer um, o que realmente gostei mesmo foi da massa, fácil de fazer, uma textura excelente e muito mesmo muito boa, pelo menos para os cá de casa que a provaram

Obrigada pelo comentário

Comentar post



Quem sou

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog