Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

É na simplicidade que encontramos as melhores coisas da vida.


18
Fev14

Depois de uma ida à Nutricionista que não correu muito bem, vamos ter de voltar às receitas mais leves, esta é uma receita adaptada de um livro de receitas saudáveis que tenho, por dose diz que tem cerca de 300 calorias, espero que sim e além disso é económica e saborosa, o que também é muito bom. 

 

Ingredientes para 5 pessoas

 

400-500 gr de frango cozido, eu usei sobras

6-7 Batatas para cozer médias

300 gr de cogumelos

200 gr de cenoura

1 Cebola média picadinha

1 Dente de alho picadinho

1 Raminho de salso picadinho

3 Colheres de sopa de azeite

1 Caldo de carne

2 Folhas de louro

1 Copo de vinho branco pequeno

250 ml de água

50 gr de bacon

Pimenta preta q.b.

Sal q.b.

 

Preparação

 

Lavem bem as batatas, não lhe retirem a casca e cozam-nas em água temperada com sal. Depois de cozidas deixem arrefecer um pouco e retirem-lhes a pele. Quando cozemos batatas com casca temos que adicionar mais sal do que é habitual.

 

Preparem os cogumelos, os cogumelos não devem ser lavados, mas sim limpos com um pano, mas na falta de tempo passem-nos por água. Cortem-nos em fatias e reservem. Pelem as cenouras e cortem-nas em rodelas finas, piquem a salsa e reservem.

 

Cortem o frango em pedaços pequenos, atenção que não devem colocar ossos nem pele.

 

Num tacho coloquem a cebola a alourar no azeite, adicionem o alho e a folha de louro. Depois de refogar um pouco adicionem a frango e deixem “fritar” 2 minutos, adicionem os cogumelos, a cenoura, a salsa, envolvam tudo, tapem e deixem por 5 minutos em lume brando. Passado este tempo adicionem o caldo de carne, a água, temperem com sal e a pimenta deixem ferver e adicionem então o vinho, com o tacho destapado adicionem ovinho e deixem o álcool evaporar. O álcool está todo evaporado quando o vapor que sai do tacho não cheirar a vinho. Desliguem e reservem.

 

Numa assadeira coloquem uma camada de batatas cortadas às rodelas, coloquem por cima destas o preparado da carne e finalizem com uma última camada de batatas cortadas às rodelas. Salpiquem com bacon cortado em tirinhas finas e levem ao forno por 20 minutos.

 

Quando retirarem do forno reguem o empadão com um pouco de azeite e sirvam de imediato.

 

Experimentem… 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Quem sou

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog