Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

É na simplicidade que encontramos as melhores coisas da vida.


23
Dez14

Filhoses da Sogra

por Cozinha com a Ju

Foi a primeira vez que fiz estas filhoses, quem as costuma fazer é a minha sogra...mas eu não tenho a receita, por isso recorri ao paladar para criar a receita... e não é que acertei, bem claro que o marido disse logo que as da mãe eram mehores mas isso é mais que normal.

 

É uma receita simples com pouco açucar e acompanham tão bem o café logo pela manhã

 

filhosesdasogra.jpg

 

 

Ingredientes para 24 filhoses

Nota: Peçam ajuda a algúem para as fritar, é mais rápido estando algúem a virar e a tirar as filhoses.

 

500 gr de farinha de trigo sem fermento tipo 65

Meia chávena de leite

Meia chávena de azeite fervido

3 Ovos l

2 Colheres de sopa de açúcar

Uma colher de chá de sal

1 Pacote de levedura seca

2 Colheres de sopa de aguardente

 

Preparação

 

Para conseguirem bons resultados no processo de levedar a massa é essencial que todos os ingredientes líquidos estejam mornos, por isso coloquem os ovos num recipiente com água quente. Quando acabarem de ferver o azeite juntem o leite, o sal e a aguardente, isto vai permitir aquecer o leite e a aguardente e derreter o sal. Atenção os ingredientes têm de estar mornos não quentes por isso se necessário deixem arrefecer a mistura do azeite e leite.

 

Numa taça coloquem a farinha, o açucar e a levedura seca, envolvam, adicionem a mistura morna do leite com o azeite, e batam bem, eu usei a máquina com o gancho para massas mas podem amassá-las à mão vai demorar é mais tempo.

 

Quando virem que está tudo envolvido comecem a adicionar os ovos um a um, envolvendo bem antes de adicionar o outro. A massa terá de ter uma consistência firme, quase massa de pão, por isso pode ser necessário usar mais ou menos um ovo. Se baterem a massa à mão levará cerca de 10 a 15 minutos, até sentirem a massa a fazer bolhas, elástica e sem quebrar, na máquina demora mais ou menos metade do tempo.

 

Tapem com pelicula aderente na qual fazem uns furinhos e levem a levedar em local quente e sem correntes de ar. Eu costumo ligar a luz do forno e colocar lá dentro.

 

Quando dobrar de volume, entre 40 a 60 minutos, untem a bancada com um pouco de óleo, façam bolinhas de massa e comecem a tendê-las com a ajuda do rolo da massa, que também deve estar untado, a massa deve ficar fina, dêem-lhes 3 cortes com uma faca e fritem em óleo abundante e moderadamente quente, eu prefiro fritar numa frigideira.

 

Escorram sobre papel vegetal e sirvam-nas simples os polvilhadas com acusar e canela.

 

Experimentem…

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Sem imagem de perfil

De Rosa santos a 14.12.2015 às 20:06

Olá Ju!
Gostei muito da receita e vou experimentar. Boas festas e um Natal feliz.
Virei novamente com mais tempo
Beijinho

Comentar post



Quem sou

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog