Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

É na simplicidade que encontramos as melhores coisas da vida.


01
Abr15

Folar Mirandês

por Cozinha com a Ju

Um folar simples onde a combinação do açucar e canela o tornam absolutamente delicioso

 

folar.jpg

 

 

Ingredientes

500g de farinha tipo 65

1 pacote de levedura seca

7g de sal

3 ovos M

0,5dl de azeite

50g de manteiga

Água tépida q.b.

Açúcar e canela q.b.

 

Preparação

 

Juntem a farinha, o sal e o fermento, e envolvam bem, adicionem os ovos e amassem bem, eu uso a batedeira com gancho para massas, mas podem fazê-lo à mão. Adicionem água à massa, se necessário, a massa não deverá ficar muito liquida, deverá ficar com a consistência de massa de pão, caso contrário não a poderemos tender. Amassem bem e por fim incorporem as gorduras, a manteiga deverá estar derretida mas sem nunca ferver e à temperatura ambiente, por isso derretam-na com alguma antecedência.

 

Envolvam bem as gorduras, polvilhem a massa com farinha e tapem com um pano e levem a levedar cerca de 1 hora, num lugar quente e sem correntes de ar.

 

Dividam a massa em 5 partes, sendo que uma deve ser o dobro das outras, com a ajuda de um rolo estendam a de maior tamanho e forrem uma forma sem buraco e untada com manteiga, de modo a que parte da massa saia da forma, adicionem uma camada de açúcar e canela, eu não coloquei muito açúcar com receio de ficar demasiado doce, por isso é consoante os gostos.

 

Estendam agora os pedaços de massa mais pequenos e alternem com massa e açúcar e canela, a última camada terminem apenas com açúcar e sem canela, dobrem as pontas da primeira massa, e levem a levedar mais meia hora.

 

Cozam em forno quente 190 a 200 graus cerca de meia hora façam o teste do palito.

 

folarmiranda.jpg

 

Logotipo Dia Um... Na Cozinha Abril 2015.jpg

 

 

Experimentem…

Autoria e outros dados (tags, etc)


10 comentários

Sem imagem de perfil

De Célio Cruz | Sweet Gula a 07.04.2015 às 21:25

Olá Andreia,

Eu adoro folares, pois eles sempre estiveram presentes na minha ementa da Páscoa e sempre foram tradição e é impressionante a quantidade e variedade de folares que existem no nosso país. Este que apresentas é mais um que desconhecia, mas que pela sua simplicidade e sofisticação já me convenceu. Tem a minha especiaria preferida, a canela, tem por isso tudo para me agradar. :)
Um beijinho.
Imagem de perfil

De Cozinha com a Ju a 07.04.2015 às 21:32

Obrigada Célio, é um folar realmente diferente e tradicional, a mistura do açúcar e da canela torna-o irresistível, confesso que devia ter colocado mais, mas tive receio que fica-se demasiado doce...

Beijinhos

Comentar post



Quem sou

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog