Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

É na simplicidade que encontramos as melhores coisas da vida.


01
Mar15

Pato com Laranja e Vinho do Porto

por Cozinha com a Ju

Esta é daquelas refeições com pouquíssimos ingredientes, repleta de sabores e própria para um dia especial, pois demora um pouco a confecionar...

 

Patocomlaranja.jpg

 

 

Ingredientes para 4 pessoas

 

2 Peitos de pato e 2 pernas de pato

3 Laranjas médias

1 Limão

100 ml de Vinho do Porto Quinta da Sequeira

400 ml de Caldo de pato ou galinha

100 gr de Açúcar

1 Colher de sobremesa de farinha maisena

2 Colheres de sopa de margarina líquida

Sal e pimenta preta q.b.

Salsa para salpicar no fim

 

Preparação

 

Retirem a casca de duas laranjas e um limão, com cuidado para que não tenha a parte branca. De seguida descasquem as duas laranjas completamente e o limão, eliminem qualquer parte branca e piquem a polpa.

 

Num tachinho aqueçam a margarina e adicionem as cascas finas que cortaram do limão e da laranja e salteiem 2-3 minutos, adicionem 50 gr de açúcar e deixem que cozinhe até começar a caramelizar, nesta altura adicionem a polpa do limão e das 2 laranjas, e o vinho do Porto Quinta da Sequeira. Deixem cozinhar em lume brando até o álcool evaporar, adicionem o caldo de pato, deixem levantar fervura, reduzam o calor e deixem apurar cerca de 40 minutos. Coem o caldo, tapem e reservem.

 

Caramelizar a casca de laranja - opcional

Cortem a casca da terceira laranja, sem a parte branca, em tiras largas, coloquem num tacho com água fria levem ao lume para ferver 1-2 minutos. Retirem e voltem a repetir este processo por mais duas vezes, esta é uma forma de eliminar o sabor amargo e amolecer a casca da laranja.

 

Cortem as castas em tiras com 1mm de largura, aqueçam o restante açúcar com 50 ml de água, mexendo para dissolver, quando começar a ferver adicionem as cascas das laranjas e cozinhem suavemente durante cerca de 15 minutos, até que comecem a caramelizar. Retirem com o garfo deixando escorrer bem, coloquem num prato separados para que não se colem.

--------

Façam cortes na pele do peito de pato até chegar à carne, temperem com sal e pimenta preta.

 

Aqueçam uma frigideira em lume médio a forte e adicionem os peitos com a pele virada para baixo, deixem cozinhar até toda a gordura estar completamente derretida e a pele esteja crocante e dourada, atenção à temperatura pois se estiver muito alta podem queimar rapidamente. Virem e deixem cozinhar cerca de 8 minutos – os meus peitos eram muito altos, em caso de só terem 2-3 cm o tempo são cerca de 2-3 minutos. Retirem e deixem repousar coberto em papel de alumínio.

 

Na gordura do peito do pato adicionem as pernas temperadas com sal e pimenta preta, deixem alourar bem de ambos os lados, tapem, reduzam para lume baixo e deixem cozinhar por 30 minutos, ou até a carne estar tenra.

 

Voltem a aquecer o caldo que prepararam com a polpa das laranjas e quando começar a ferver adicionem a farinha maisena dissolvida numa colher de sopa de água fria, deixem cozer a farinha, temperem com sal e retifiquem o sabor, pois poderá ser necessário acrescentar umas gotas de sumo de limão.

 

Coloquem os peitos e as pernas num prato de servir, reguem com o caldo, adicionem as cascas de laranja caramelizada e salpiquem com salsa fresca.

 

Eu servi com um delicioso puré de batata com tomilho-limão

 

Experimentem…

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Quem sou

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog