Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

É na simplicidade que encontramos as melhores coisas da vida.


Não sou fã de peru...sempre achei uma carne insipida, isso porque não era eu a fazê-la. Mas ultimamente tenho feito mais pratos de perú e começo a apreciar cada vez mais e esta receita foi aprovada pela minha maior critica, a minha mãe, que adorou por isso posso dizer-vos que tal como nós cá em casa, vocês também vão ficar fãs.

 

 

 

 

Ingredientes para 4 pessoas

 

1 Perna de peru desossada com cerca de 1,200 kg

1 Limão grande e sumarento

Sumo de 1 laranja

Casca de 1 limão grande

3 Colheres de sopa de alecrim fresco

3 Colheres de sopa de tomilho limão

4 Dentes de alho

Margarina líquida Vaqueiro q.b.

Sal e pimenta de 5 espécies q.b.

 

Arroz

 

1 Chávena e meia de arroz cru carolino

2 Colheres de sopa de margarina

4 Colheres de sopa de salsa bem picadinha

3 Chávenas mal cheias de água quente

1 Colher de chá de açafrão das Índias (curcuma)

Sal q.b.

 

Preparação

Primeiro começamos por colocar a carne num banho de água fria e limão durante 1-2 horas. Reservem o limão que espremeram para fazer o sumo.

 

Retiramos o peru do banho e secamos muito bem. Quando asso aves no forno gosto que elas estejam secas, isto vai permitir criar uma crosta douradinha.

 

Picamos a casca do limão, o tomilho e o alecrim, juntamos o sal, a pimenta e margarina por forma a criar uma pasta, levantamos a pele do peru e espalhamos esta pasta entre a pele e a carne, colocar também um pouco por toda a carne exceto por cima da pele.

 

A pele é agora esfregada com um pouco mais de margarina e colocamos os pedaços de limão que se reservou da marinada entre a carne e a pele.

 

Colocamos os alhos com casca e esmagados no fundo de uma assadeira e juntamos o sumo da laranja, colocamos a perna com a pele virada para cima e levamos a assar em forno a 180 graus cerca de 1hora. Depois de acabar de assar deixar repousar a carne 15 minutos antes de trinchar.

 

Arroz

 

Colocamos a margarina num tacho quando estiver um pouco quente adicionamos o arroz e deixamos “fritar” até que comece a ficar esbranquiçado, adicionamos a água, o açafrão e a salsa e temperamos com sal, quando levantar fervura tapamos e desligamos 5 minutos antes de acabar de cozer.

 

Serve-se a carne fatiada com um pouco de arroz e uma salada de alface e laranja temperada com vinagrete cítrica (4 colheres de sopa de azeite, 1 de vinagre balsâmico, sal e pimenta q.b., 1 colher de sopa de sumo laranja 1 colher de sopa de sumo de limão)

 

Experimentem…

Autoria e outros dados (tags, etc)



Quem sou

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog