Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

É na simplicidade que encontramos as melhores coisas da vida.


A gastronomia tem coisas maravilhosas, esta é uma delas, como é que algo tão simples é ao mesmo tempo algo tão bom...

 

profiteroles.jpg

 

 

Ingredientes

 

150 gr de Farinha trigo sem fermento

1 Colher de chá de fermento em pó

300 ml de Água

100 gr de Margarina

5 Ovos M

1 Pitada de sal

 

Preparação

 

Peneirem a farinha juntamente com o fermento e reservem.

 

Levem uma panela ao lume com a água, o sal e a margarina, quando começar a ferver, retirem a panela do lume e adicionem de uma só vez o preparado da farinha, mexam bem até formar uma bola. Levem a lume brando para cozer um pouco mais a farinha, quando a massa começar a despegar da panela, retirem.

 

Mexam um pouco a massa para arrefecer ligeiramente. Agora adicionem os ovos um a um, batendo muito bem entre cada adição e só adicionando o seguinte quando o ovo anterior estiver completamente absorvido. Batam bem a massa até que ela comece a fazer bolhas.

 

Deitem agora a massa num saco de pasteleiro com bico liso e largo. Num tabuleiro coloquem uma folha de papel vegetal e façam “montinhos” de massa separada 4-5 cm entre si. Caso não tenham saco de pasteleiro utilizem uma colher de sopa. Podem fazer “montinhos” maiores ou mais pequenos, dependendo do tamanho que querem para os profiteroles.

 

Levem a cozer em forno pré-aquecido a 200 graus, com o tabuleiro colocado a meio do forno durante 20 minutos, mesmo que eles vos parecem cozidos deixem ficar os 20 minutos pois por dentro poderão estar crus, e se isso acontecer os vossos profiteroles vão abater e ficar pegajosos por dentro, e o que nós queremos é uma massa suave, levemente estaladiça e que se desfaça na boca…

 

Depois de cozidos deixem-nos arrefecer por completo no forno com a porta entreaberta.

 

Esta massa dá para duas fornadas por isso de duas, uma ou fazem metade da receita, ou entre uma e outra fornada tirem o tabuleiro com muito cuidado, deixem arrefecer um pouco os profiteroles e depois transfiram-nos para uma grelha para arrefecerem.

 

Molho de chocolate

 

200 gr de chocolate de leite

150 ml de leite

1 colher de sopa de manteiga

 

Levem o leite e a manteiga ao leme até quase ferver, retirem a pelicula de nata que se forma. Retirem a panela do lume, adicionem o chocolate partido em pedaços pequenos e mexam bem até que o chocolate esteja completamente derretido.

 

Montagem

 

Depois de frios façam um golpe lateral nos profiteroles e recheiem-nos com chantilly, vertam o molho de chocolate, que deve estar morno e sirvam.

 

Experimentem…

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Quem sou

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog