Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

É na simplicidade que encontramos as melhores coisas da vida.


Risotto...quando bem feito acompanha tudo e mais alguma coisa...um prato mágico, com uma textura suave e amanteigada...Por esta cozinha fazem-se muitos, já perdi a conta às variações deste prato, espero que gostem tanto ou mais do que eu.

 

 

 

 

 

Arroz

 

1 Caneca de arroz para risotto Caçarola

Cerca de 4 canecas de caldo de marisco, eu fiz o meu (ver nota fim da receita), podem usar de compra, por exemplo as sopas desidratadas e dissolverem em água, mantendo caldo sempre quente.

2 Colheres de sopa de margarina Vaqueiro liquida

1 Chávena de queijo parmigiano ralado no momento

2 Chalotas

1 Dente de alho

100 ml de vinho branco

Sal e pimenta preta q.b.

50 gr de manteiga sem sal

Sumo de meia lima

8 Camarões médios descascados.

 

Polvo

 

Cerca de 2 tentáculos de polvo cozido por pessoa, com o cuidado de retirar a parte mais fina, apenas para ficar com um especto mais bonito.

1 Cebola pequena picadinha

1 Molho de coentros picadinhos

150 ml de azeite

Azeite, sal e pimenta preta q.b.

 

Preparação

 

Arroz

 

Adicionem a uma panela a margarina vaqueiro, quando estiver quente adicionem os camarões e deixem saltear um pouco, até apresentarem cor rosada, retirem os camarões, temperem com um pouco de sal e pimenta preta e reservem embrulhados em papel de alumínio para manterem o calor.

 

Adicionem agora a chalota bem picadinha à panela, deixem refogar um pouco, adicionem o alho bem picadinho mexam um pouco e adicionem o arroz, mexam e adicionem uma concha de sopa de caldo que deve estar quente, mexam e quando começarem a ver o fundo da panela adicionem conchas de sopa de caldo 2 a duas, vão mexendo, cerca de 10 minutos depois adicionem o vinho, temperem com sal e continuem a adicionar caldo até o risotto estar cozido, cerca de 20-25 minutos a partir do momento que entra na panela.

 

Deixem o risotto com um pouco de caldo, adicionem o queijo pouco antes de retirarem o risoto do lume, adicionem a manteiga logo apos o retirarem do lume e envolvam bem para amanteigar o risotto. Adicionem o sumo de lima e envolvam.

 

Polvo

 

Aqueçam uma frigideira antiaderente com um pouco de azeite e salteiem o polvo, temperem com sal e pimenta, reservem quente.

 

Piquem muito bem os coentros e a cebola, adicionem o azeite.

 

Montagem

 

Coloquem uma porção de arroz no prato, adicionem os tentáculos de polvo e um pouco do molho de coentros por cima destes. Ao lado coloquem 2 camarões e sirvam de imediato.

 

Nota:

Caldo de marisco, eu guardo as cascas e cabeças dos camarões e congelo, quando preciso de fazer um caldo descongelo-as, coloco um pouco de margarina num tacho e adiciono as cabeças e cascas, deixo alourar um pouco e adiciono água. Fica um caldo caseiro maravilhoso.

 

 

 

 

Experimentem...

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Sem imagem de perfil

De susana a 22.05.2014 às 14:18

Olá Andreia,
Mas que belo risotto nos apresentas aqui hoje. É pena já ter almoçado, gostei muito!
Bjs
Imagem de perfil

De Cozinha com a Ju a 22.05.2014 às 14:35

Fica para o jantar :), vai sempre a tempo.

Beijinhos Susana

Comentar post



Quem sou

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog