Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

É na simplicidade que encontramos as melhores coisas da vida.


02
Mai16

Semifrio Saudável de Morango

por Cozinha com a Ju

De entre as minhas últimas experiências na cozinha, para tentar recriar receitas que adoro mas que não eram de todo saudáveis, encontra-se esta maravilha, sem açucar, sem leite, sem gorduras "más" e sem demasiados alimentos processados.

 

A minha maior dúvida era se os filhos íam gostar, porque a verdade é que o nosso palato está tão habituado aos açucares e gorduras que reeducá-lo é uma tarefa dicícil. Mas surpreendentemente eles não se queixaram, excepto o do meio que não gosta de amêndoa...mas para a póxima uso só a aveia. Podem fazer com qualquer outro tipo de fruta, mas se for demasiado ácida usei enlatada pois a gelatina fica "desnaturada" e não prende. Mas aqui para nós evitem a fruta enlatada...

morangos.jpg

 

 

Ingredientes

 

Nota: podem dobrar a dose de todos os ingredientes, exceto da aveia e amêndoa, caso queiram um semifrio mais alto

 

500 gr de Quark – usei o do Aldi

1 pacote de gelatina de morango10kcal da Royal

500 ml de água

2 folhas de gelatina vermelha

300 gr de morangos maduros

1 colher de sobremesa de sumo de limão

1 chávena de flocos de aveia -Podem usar granola de compra, e triturá-la aí não usam o mel nem o óleo de coco.

1 colher de sobremesa de óleo de coco

1 colher de sopa de mel

¾ de chávena de amêndoa pelada e moída na altura

 

gelatina.jpg

 

 

Forrar a forma: usem uma forma de 20 cm de fundo amovível, passem-na por água, este é um truque que uso para que a película adira melhor, e forem-na com película aderente.

 

 

Preparação

 

Aqueçam ligeiramente o mel e o óleo de coco no micro-ondas, apenas para o torná-los mais líquidos, envolvam com os flocos de aveia e levem ao forno, pré-aquecido a 150 graus, num tabuleiro aproximadamente 15 a 20 minutos, até verem que está estaladiça. Podem fazer em maiores quantidades e ficam com uma granola caseira deliciosa. Reservem e deixem arrefecer por completo.

 

Depois de fria triturem, eu uso a velhinha 1,2,3, triturem também a amêndoa de modo a que comece a ficar em papa, significa que os óleos começam a “sair”. Envolvam bem com a granola triturada e coloquem no fundo da vossa forma, já forrada, calcando bem.

 

Preparem a gelatina apenas com 500ml de água, deixem arrefecer um pouco e adicionem o queijo, envolvendo bem com uma vara de arames.

 

Vertam o preparado anterior para a forma, levem ao frio, ao fim de 2 horas já estará bem firme.

 

Preparem entretanto a cobertura. Levem a lume baixo os morangos, lavados, sem pé e cortados em pedaços pequenos, adicionem o sumo de limão e deixem cozinhar cerca de 30 minutos, ou até quase toda a água tiver evaporado. Hidratem as vossas folhas de gelatina por 5 minutos, escorram-nas e adicionem-nas ao preparado quente dos morangos, envolvam bem e deixem arrefecer. Vertam este preparado sobre o semifrio, com cuidado, rodem a forma de forma a cobrir todos os lados, levem novamente ao frio e ao fim de 1 horita deliciem-se.

 

chease cake.jpg

 

 

 

mg.jpg

 

 

Experimentem...

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Tertúlia da Susy a 03.05.2016 às 15:11

Adorei esta receita bem saudavel, bjs
Imagem de perfil

De Cozinha com a Ju a 18.05.2016 às 11:42

O verão aproxima-se e temos que nos preparar, sem nunca renunciar a uma bela sobremesa :)

Beijinho

Comentar post



Quem sou

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog